Gerando EFD e ECD (SPED Fiscal)
Nesse artigo iremos abordar como realizar a geração dos arquivos para o setor de contabilidade, arquivos esses usados para importação em sistemas de contabilidade que permite as apurações das obrigações tributárias.
Para gerar os arquivos acesse o menu EDI >> Fiscal/Contábil.
Será aberta a seguinte tela:
A seguir algumas definições dos campos:
ESCRITURAÇÃO DIGITAL – Selecione qual opção deseja exportar ou seja qual tipo de arquivo.
FINALIDADE – Se é o arquivo original (ainda não contabilizado), ou se é uma retificação (arquivo com ajustes/correções).
PERÍODO – Informe a data inicial e final referente aos lançamentos.
INVENTÁRIO – Para as opções que permitem exportar o inventário, marque esta opção e escolha a data final para o inventário. O inventário deve ser gerado na tela Relatórios/Produtos/Inventário de estoque.
MOTIVO DA GERAÇÃO – Selecione um dos motivos pré-definidos que está sendo gerado o inventário.
SÉRIE DOC. FISCAL – Quando for solicitado pela contabilidade a geração de arquivo apenas com os documentos de série(s) específica(s) de doc. fiscal deve-se utilizar essa opção para filtrar a(s) série(s) de documento(s) fiscal(is) desejada(s).
EXPORTAR INFORMAÇÕES PARA SISTEMAS CONTÁBEIS – Se esta opção estiver desmarcada o sistema gera o arquivo original de acordo com o manual disponibilizado pela Receita Federal. Marcando esta opção o sistema gera o arquivo com algumas modificações para atender os softwares contábeis que fazem a importação do arquivo, neste modelo o arquivo gerado não será validado pelo PVA (Programa Validador e Assinador).
EXPORTAR SERVIÇOS (NFSE modelo 98) – Marcando essa opção as notas fiscais de serviço também serão incluídas no arquivo gerado, que por padrão não aceita esse modelo de documento.
DESTACAR BASE E VALOR DE ICMS NORMAL (CST 10 E 70) – Ao marcar esta opção o sistema irá destacar base e valor de ICMS normal quando o CST de ICMS for 10 e 70 para notas fiscais de entrada/saída.
GERAR REGISTRO BLOCO K SIMPLIFICADO (ATIVIDADE INDUSTRIAL OU EQUIPARADOS) – Ao marcar esta opção o sistema irá gerar o registro bloco K simplificado (reg. K200), referente a estoque escriturado .