Realizando o Backup do CH ERP
Neste artigo você irá aprender como configurar o backup no sistema, assim como saber quais pastas deve copiar para garantir as cópias de segurança em caso de algum problema no servidor.
1º Forma – Copiando a pasta CHSISTEMAS
Essa é a forma mais eficiente de realizar o backup, pois copiando a pasta completa CHSISTEMAS você está copiando além do banco de dados, XML, relatórios, arquivos de configuração e etc.
No SERVIDOR, acesse o diretório de instalação do sistema, geralmente é o Disco Local C:
Recomendamos que seja feita a cópia dessa pasta diariamente ou se preferir 2 vezes por dia, para um Pen Drive ou HD externo.

2º Forma – Copiando pasta BKPCHAUTO
O CH possui uma rotina que gera o backup do banco e relatórios customizados dos últimos 3 dias. A diferença é que no método anterior, é copiado a pasta completa de instalação do sistema e o tempo para fazer essa cópia será maior devido a quantidade de arquivos enquanto copiando somente a pasta BKPCHAUTO, o tempo será bem menor, já que só está sendo feito a cópia do arquivo de backup do banco de dados e de um arquivo zipado contendo os relatórios customizados.
Para gerar a pasta BKPCHAUTO, no servidor, acesse o sistema CH e vá até o menu Utilitários >> Config CHServer.

Será aberto a tela de configurações do CHSERVER. clique em conectar para listar todas as empresas do banco de dados. Em seguida, dê um duplo clique sobre a empresa na qual deseja configurar o backup.

Com a empresa selecionada, clique na aba Backup.

Selecione o STATUS como ATIVO. Em seguida, defina a UNIDADE onde será salvo os arquivos de BACKUP, geralmente é definido um disco diferente da onde está instalado o sistema. Por fim, defina um horário para que seja executado o backup diariamente naquele horário especifico e clique em salvar.
Na próxima execução, será criada a pasta BKPCHAUTO na unidade definida, contendo o CNPJ da empresa e os arquivos de backup do banco de dados e relatórios customizados.
Recomendamos que seja feita a cópia dessa pasta diariamente para um Pen Drive ou HD externo.

3º Forma – Backup em servidor FTP
Essa forma segue a mesma lógica da 2º forma, porém ao invés de salvar a pasta no computador, ela é enviada ao servidor FTP definido.

Recomendações
O Backup é extramente importante, e quanto mais cópias de segurança você tiver melhor. Portanto recomendamos que seja feita pelo menos a 1º e 2º forma descritas nesse artigo.
Pode-se também fazer o backup usando ferramentas em nuvem exemplo Google Drive, DropBox.
Caso deseje uma rotina de backup mais complexa, converse com nosso suporte.