Necessidade de compra

Neste artigo você irá aprender sobre o relatório de necessidade de compra que tem como objetivo gerar sugestão de compra. A sugestão de compra pode ser baseada em critérios como estoque máximo e mínimo, média de vendas no período, como também media de consumo de matéria prima (útil para industrias).

Para usar esse recurso, acesse Relatório >> Compras >> Análise de compra.

A seguinte tela será aberta:

No topo da tela temos filtros para aprimorar nossa análise. Por exemplo, caso seja necessário analisar uma marca em especifico pode-se estar usando o filtro Fabricante.

SALDO DE ESTOQUE

TODOS: Mostra todos os produtos.
MENOR/IGUAL MÍNIMO: 
filtra os produtos pelo seu estoque mínimo, que estão com saldo menor ou igual ao mínimo.
ENTRE MÍNIMO E MÁXIMO: 
filtra os produtos que estão com saldo entre o estoque mínimo e máximo.
MAIOR/IGUAL MÁXIMO:
 filtra os produtos pelo seu estoque máximo, que estão com saldo maior ou igual ao máximo.
VENDAS NO PERÍODO: habilita os campos “Origem”,   “Origem documento”, “Período”, “Top 10 de vendas no período”, “Mais vendidos no período”, “Calc. nec. Compra para os próximos dias” para filtrar produtos por suas saídas (vendas). A opção MOST. NECES. COMP. > 0 será marcada automaticamente.
MATÉRIA-PRIMA CONS. : filtra produtos do tipo “matéria prima” calculando pela origem “Ordem de produção”. A opção MOST. NECES. COMP. >0 será marcada automaticamente.

PERIODO E OPÇÕES

PERIODO: Define o período que o relatório irá considerar para efetuar os cálculos, exemplo: Com base nas vendas do mês de abril.
TOP 10 DE VENDAS: 
filtra os dez produtos mais vendidos no período, em ordem decrescente (começando com o de maior quantidade de vendas), do primeiro mais vendido até o décimo mais vendido.
MAIS VENDIDOS: 
filtra os produtos mais vendidos no período ordenando no topo da lista os com maior quantidade de vendas.
CALCULAR NEC. DE COMPRA PARA XX DIAS:
 informe os dias para  calcular a necessidade de compra. Este campo é obrigatório quando “Vendas por período” está marcado.
MOSTRAR NECESSIDADE COMPRA >0: 
filtra necessidades de compra maiores do que zero. Quando marcada, os produtos onde considerando o estoque atual e a opção de cálculo selecionada não tenha necessidade de compra NÃO serão exibidos.
VALIDAR ESTOQUE RESERVADO:
 diminui o saldo de estoque total do estoque reservado do produto. Para essa opção funcionar é preciso que seja habilitado a reserva de estoque em Utilitários >> Configurações.
VALIDAR ORÇAMENTO DE COMPRA EM ABERTO: diminui o saldo de estoque total do saldo dos produtos que estão com orçamento de compra em aberto.

GERANDO ORÇAMENTO DE COMPRA

Para gerar orçamento de compra e obrigatório informar o código do fornecedor.

A coluna NEC COMPRA permite alteração, dessa forma pode estar sendo feito alterações antes de gerar o Orçamento de compra, mas nada impede de você alterar as quantidades após o orçamento gerado.